quinta-feira, 22 de novembro de 2018

"A Mala Vermelha" - Cap 23 (2ª parte)





Nélia escutou a conversa dos dois homens atrás da porta, como habitualmente, sempre que César aparecia para ver o namorado. Temia que o médico abrisse a bocarra, mas estranhamente não o fazia. Era um mistério para ela o facto do médico continuar a deixar João na ignorância, mas um alívio. A vida a dois era já penosa o suficiente, sem a confrontação com a verdade. A única vantagem que tinha ao estar ali a aturar aquele depressivo era o poder económico que usufruía, mas mesmo isso já a começava a aborrecer. Entusiasmava-se sempre quando percebia que podia comprar fosse o que fosse, mas ainda não tinha saído da loja, já o tédio se instalava, e ao chegar a casa e se deparar com aquele fantasma, mais chateada ficava com a sua vida. Vestiu-se com a roupa de ginástica, como todas as manhãs e rezou para que ele não a quisesse acompanhar. Não o suportava, e isso era cada vez mais notório entre os dois. Felizmente João mudara-se para o quarto de hóspedes, por livre e espontânea vontade, senão, tinha-o feito ela. Era uma situação que começava a pesar-lhe no corpo, parecia que aquele parvo lhe sugava a alegria de viver, sempre de trombas e sorumbático. Calçou as sapatilhas de treino, passou por ele, deu os bons dias e avisou que ia demorar. Só voltava para almoçar, e mesmo isso não sabia se lhe apetecia. Bateu a porta, depois de lhe pedir dinheiro, a derradeira humilhação diária, e uma emoção estranha invadiu-a, trazendo-lhe umas lágrimas de frustração, enquanto premia o botão do elevador. A porta deslizou, e apressou-se a limpar as provas da sua fraqueza, colocando o seu melhor ar, com medo de testemunhas. Um homem enorme saiu do elevador com demasiada pressa e esbarrou nela, e para sua surpresa reconheceu o segurança do bar que frequentava, que a olhou com algum desprezo, como habitualmente acontecia com algumas pessoas. Era invisível, e raramente a olhavam com interesse, a menos que vestisse um decote ou mini saia. Entrou no elevador, sem grande interesse no que faria por ali o homem, carregou no botão do rés do chão e suspirou, quando uma mão estacou a porta de fechar, surpreendendo-a.
- Sente-se bem?
- Como? - perguntou surpreendida.
- Pareceu-me que estava a chorar. Precisa de alguma coisa?
- Ham?... Não, não, é alergia. - apressou-se a explicar, mentindo. Não estava habituada a baixar a guarda, o que a incomodava bastante.
- Ok, desculpe, então. Bom dia. - largou a porta, que começou a fechar, e Nélia carregou no botão de abrir, como reflexo.
- Obrigada, na mesma. - disse, sem jeito, carregando no botão de fechar logo de seguida.
Janota ficou cismado com aquele semblante da tipa que agora vivia com o João. Devia andar triste, as coisas entre os dois não andavam bem. Isso não era favorável, claro, mas tinha ali ido para descarregar a sua frustração pessoal, e tirar satisfações, não ficar preocupado com uma vigarista. Bateu à porta vigorosamente, tentando recuperar o estímulo negativo que o tinha levado até casa do seu rival, esperando sinceramente que ele fosse arrogante e mal educado, apetecia-lhe muito dar-lhe uns safanões e libertar-se daqueles nervos. Isabel tinha-o abandonado fazia já quase duas semanas, precisava tirar a limpo se continuavam a comunicar ou se também se tinha afastado dele. Era uma questão que o consumia. Deu mais dois murros na porta, que abriu de repente e tal como desejara, João olhava-o com desdém.
- Posso saber o que é que queres daqui? - lançou, genuinamente espantado com aquela visita matinal.

(direitos reservados, afsr)
(imagem, internet)

Sem comentários:

Enviar um comentário